18/05/2014

4º Trocas Pedagógicas


17 Maio | 4º Trocas Pedagógicas | Margarida Silva 

Encontro / Formação Escolas de Ensino Artístico Especializado / Escolas Particulares

O “4º Trocas Pedagógicas” (inserido na programação do 10º Caldas em Dança), é um encontro de docentes de escolas do Ensino Artístico Especializado em Dança, onde o principal objetivo é partilhar ideias, estratégias, dicas de caráter pedagógico, formação entre outros assuntos.
O tema a abordar neste encontro, “Dança Contemporânea no 1º Ciclo”/Ensino Vocacional. Especialmente por necessidades logísticas, este ano letivo 2013/2014, a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha iniciou esta “viagem” no ensino da Dança Contemporânea diversificando assim o plano de estudos para 1º Ciclo anteriormente lecionado.
Apesar de prevista na portaria, esta disciplina ainda não reúne suporte pedagógico especifico e necessário para uma prática consistente e sobretudo um apoio transversal para todas as escolas que a lecionam.
Os temas de trabalho e reflexão escolhidos até hoje foram sempre de encontro às nossas preocupações e necessidades enquanto profissionais que gostam de aprender e partilhar e este ano não foi exceção. Parece-nos pertinente a construção de programa curricular e planificação para esta disciplina neste ciclo.


MARGARIDA SILVA (Orientadora da Formação)
Breve biografia:
Desde há catorze anos e atualmente, é professora no Centro de Formação Artística, da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar, onde também exerceu as funções de diretora pedagógica, desde a génese do curso vocacional de dança até 2008. Desde então, que leciona de forma assídua a área disciplinar de Técnicas de Dança Contemporânea, nos 2º e 3º Ciclos em regime articulado e a alunos de ensino secundário em regime livre, tendo passado pelo ensino superior, como professora assistente. Sempre que possível, apostou na renovação de conhecimentos, através de cursos de formação de professores dentro do país e fora (mais recente, em 2009, Ailey School em Nova York), dentro das linguagens de dança moderna/ contemporânea. É licenciada pela Escola Superior de Dança, em ambas opções, Espetáculo (1998) e Educação (2005). 

Obrigado Margarida Silva, professora da Escola Vocacional de Dança de Tomar

Obrigado pela presença:
EDOL/Escola de Dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Dança da Figueira da Foz, corpo docente da EVDCR/ Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha e Escola de Dança Clara Leão (Leiria).

Sem comentários: